quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Então é Natal... e o que eu fiz?



              Neste final de ano reparei que foram acontecendo várias coisas boas, em fileira. Será que foi resultado das sementes que fui plantando durante o ano? Só sei que resolvi, então, enumerar todas as coisas boas de 2014 (e não só as do final do ano), como forma de demonstrar minha gratidão e reconhecer que esta luta, quando persistente, sempre tem resultados animadores. Eu, que achava que 2013 havia sido um ano incomparável, pude perceber que 2014, no quesito trabalho, foi beeeeem mais produtivo.

JANEIRO:

- Apresentação voz e violão na Ler Devagar, em Lisboa.

MARÇO:

- Gravei o vídeo de “Malabares com farinha” (do Sandro Dornelles e Paulo Monarco) com Adaury Jr no acordeon, aqui na sala de casa.  

MAIO:

- Participei do show de Jurandy da Feira com a canção “Canto a natureza”. Foi o lançamento do CD Outras cantorias, no Centro Cultural Justiça Federal.
- Gravei “Cabotino coco”, de Mauro Aguiar e Chico Saraiva, com a ilustre presença de Marcel Powell no violão. Fiz um vídeo com os bastidores das gravações.
- Cantei no ato político-artístico Ocupa Lapa, coisa que queria fazer já um tempinho. Me apresentei em um formato novo (teclado, baixo e bateria) ao lado de um trio da pesada: Adaury Jr., Rodrigo Ferrera e Vitor Vieira.

JUNHO:

- Fui contemplada pelo edital da Secretaria Municipal de Cultura (Convocatória de Ações Culturais), o que me rendeu uma data no Centro Municipal de Referência da Música Carioca. Iêba!!!

JULHO:

- Este mês foi marcante: lancei meu CD no Sergio Porto! Um show lindo, cheio, com convidados especiais: Mauro Aguiar, Adriano Siri e Dudu Godoi! E puxei o Sandro Dornelles para o palco no bis. Um dos dias mais felizes da minha vida.
- No dia do lançamento Ricardo Schott escreveu uma matéria sobre o show no jornal O Dia.
- Participei do programa Encontros, de Ricardo Brito, na rádio Roquette-Pinto.
- Resenha do CD na revista Música Brasileira.

AGOSTO:

- Fiz quatro shows no Semente, às quartas-feiras, com um formação reduzida: violão, baixo e bateria. Convidei Jurandy da Feira, Dudu Godoi e Pedro Logän.
- Participei do programa Armazém Cultural, na rádio MEC, apresentado por Tiago Alves, simpatia pura.

SETEMBRO:

- Resenha do CD na revista JG News.
- Pedro Logän escreveu em sua página de artista, sobre o meu CD: “voz doce, suave, educada, com entradas certeiras, sem titubeios, buscando cada viés da melodia, com presença e interpretação que, eu, pelo menos, tenho visto pouco nas cantoras que despontaram na última década, que ou passam do ponto com exageros ou se omitem em interpretações insossas.
- Fechei uma parceria com a Nikita, que fez a distribuição digital do meu CD (iTunes, Deezer, Spotify...).
- Participei do programa Geleia Moderna, do Jorge LZ e Brant, na rádio Roquette-Pinto. Fiquei duas horas no estúdio batendo papo, ouvindo músicas maneiríssimas, falando sobre o meu trabalho e divulgando as faixas de Temperos.

OUTUBRO:

- Participei do show Gatas extraordinárias, de Rodrigo Rodrigues, cantando “Mapa do meu nada”, no SESI Graça Aranha,
- Participei do programa ZoaSom, da Roquette-Pinto, cantando três canções com a banda compacta: bateria, baixo e violão.
- Participei do “Descontrole não é caos”, workshop-oficina com a grande Suely Mesquita. Foram três dias de imersão, maravilhosos, onde, além de receber dicas preciosas dela e dos outros cantores, bati papo com meus colegas de profissão, que me ajudaram muito – sem saber – a entender alguns aspectos mais práticos do meu trabalho (ensaios, grana etc.).

NOVEMBRO:

- Participei do show de Caio Márcio no Fixos Fluxos.
- Cantei com Silvan Galvão no Puxirum, evento carimbolesco no La Carmelita, na Lapa. Amei!
- Cantei no show Tinindo Trincando, um tributo aos Novos Baianos, no Da Leoni, em São Paulo. Cantei com Flávio Tris a canção “Cosmos e Damião” e troquei ideias e CDs com ele, Mariana Volker, Matheus von Krüger... Valeu, Jardim Elétrico!
- Cantei o “Choro” no Festival Jacarezinhense da Canção, no Paraná. Ivan Lins fechou a noite! 
- Cantei no show “Descontrole”, no Godofredo. Foi um show coletivo, com solistas e ouvintes do “Descontrole não é caos”, e participei com “Choro sem parcimônia”, do Sandro Dornelles (sempre ele!) e Carlos Scherer.

DEZEMBRO:

- Participei do show de André Gardel na sala Baden Powell como backing vocal, ao lado da Nayana Torres. Virei fã do Gardel!
- Cantei de novo com Silvan Galvão no Puxirum. Ô sorte!
- Saiu o Tributo aos Novos Baianos, Tinindo Trincando, pelo site Jardim Elétrico. Neste tributo participei com a canção “Cosmos e Damião”. Também participaram Fernando Temporão, Larissa Baq e Daniel Peixoto, entre muitos outros. Só no primeiro dia foram mais de mil downloads! 
- Matéria generosa nos jornais Metrô News e Folha Metropolitana, por Dery Santos.
- Matéria super bacana no site Kult Me, onde Maurício Bonas chamou Temperos de “álbum perfeito” e descreveu as canções lindamente.
- Cantei com o Adaury Jr. Trio no Rosal Music Conference, em Rosal/RJ. Fechou com chave de ouro o ano de 2014, pois foi um dos shows mais lindos que já vi/participei. Sensação boa que durou dias, e que espero levar comigo para 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário